Pesquisa Atlas – Racismo na LaLiga: Mais brasileiros do que espanhóis veem racismo contra Vinicius Junior

91% dos brasileiros afirmam que o jogador sofre racismo recorrente na liga espanhola, enquanto apenas 68% dos espanhóis acreditam ser o caso

Categoria

AtlasIntel

Data de publicação

27 maio 2023

Autor

João Straub

No dia 27/05, a AtlasIntel divulgou uma pesquisa realizada com cidadãos brasileiros e espanhóis para medir a percepção dos dois diferentes públicos sobre o racismo sofrido pelo jogador brasileiro, Vinicius Jr., do Real Madrid em sua participação no campeonato espanhol. 

A pesquisa revela que 91% dos brasileiros acreditam que Vinicius Jr. sofre com racismo recorrente na LaLiga, enquanto na Espanha esse número é de 68%. Ao questionar se o racismo é mais forte na Espanha do que em outros países, 51% dos brasileiros concordam, enquanto apenas 16% dos espanhóis compartilham dessa visão.

Em relação à imagem do jogador, 88% dos brasileiros têm uma opinião positiva sobre Vinicius Jr., enquanto apenas 39% dos espanhóis compartilham dessa visão. A declaração contundente de Vinicius Jr. sobre o racismo na LaLiga também foi avaliada na pesquisa. Dos brasileiros, 72% concordam plenamente com a afirmação do jogador, em contraste com apenas 20% dos espanhóis.

Quando questionados se o presidente da La Liga, Javier Tebas, deveria pedir demissão devido à falta de medidas efetivas contra o racismo, 54% dos brasileiros concordaram, em comparação com 47% dos espanhóis. A pesquisa também abordou a percepção em relação ao presidente da La Liga, questionando se os entrevistados acreditam que Javier Tebas é racista. No Brasil, 41% dos entrevistados responderam afirmativamente, enquanto na Espanha esse número foi de 23%. 

Metodologia

A pesquisa apresentou o mesmo conjunto de perguntas para os dois públicos distintos, contando com 1.600 respondentes brasileiros, e 800 respondentes espanhóis, resultando em margens de erro de 2p.p. e 3p.p., respectivamente.

Autor

João Straub

Categoria

AtlasIntel

Data de publicação

27 maio 2023

Artigos relacionados