Atlas: maioria nega Ditadura do Judiciário e apoia TSE

A última pesquisa Atlas mostra que a maioria dos brasileiros não concorda com o discurso bolsonarista sobre o Judiciário

Categoria

AtlasIntel

Data de publicação

25 out 2022

Autor

Pedro Menezes

O brasileiro médio concorda com a tese de que existe uma Ditadura do Judiciário no Brasil? O Judiciário tem sido imparcial ou beneficia um candidato? É correto retirar do ar conteúdos avaliados como manipulação ou "fake news"?

A última pesquisa Atlas mostra que a maioria dos brasileiros discorda do discurso bolsonarista sobre todos esses assuntos. Vamos aos resultados.

Para 58% dos brasileiros, não existe Ditadura do Judiciário

Ditadura é um regime de governo. Portanto, a Ditadura do Judiciário é uma contradição conceitual: o Brasil teria o primeiro regime ditatorial no qual o governo é de oposição. Mesmo assim, é importante avaliar o que a população pensa sobre o assunto.

Para 58,1% da população, não existe uma Ditadura do Judiciário no Brasil, enquanto 41,9% opinam o contrário. Este é um resultado importante, dada a atenção que Bolsonaro tem dado ao assunto. Na imagem abaixo, os números refletem a opinião da população como um todo.

É importante observar que há uma grande divergência em torno do tema. A pesquisa dividiu os brasileiros em 3 grupos: bolsonaristas, antibolsonaristas e os que não se identificam como bolsonaristas ou antibolsonaristas.

Entre os antibolsonaristas, uma larga maioria (83,6%) discorda da existência de uma Ditadura do Judiciário. A maioria dos bolsonaristas (71,3%) acredita que há uma Ditadura do Judiciário no Brasil.

Os que não integram um dos dois grupos estão divididos, mas 54,6% para os que acreditam na Ditadura do Judiciário. É importante ressaltar que a pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para a população geral e estamos falando de uma sub-amostra com margem de erro ainda maior.

Também é importante considerar que 45% dos brasileiros se identifica como antibolsonarista, 27% se diz bolsonarista e 28% não se considera parte de um desses grupos. Um outro artigo do PollsterGraph analisa o tamanho desses 3 grupos e você pode ler mais clicando aqui.

Dois fatores explicam por que, apesar da diferença entre os três grupos, 58% da população geral não vê uma Ditadura do Judiciário no Brasil

  1. O antibolsonarismo é o maior grupo.
  2. A % de bolsonaristas que rejeita a tese de Ditadura do Judiciário (28,7%) é significativamente maior que a de antibolsonaristas que concordam com a tese (16,4%). O mesmo vale para os não-alinhados.

A maioria dos que se posicionam acreditam que o Judiciário tem sido imparcial

Segundo a mesma pesquisa, 46,3% dos brasileiros acreditam que o STF e TSE tem sido imparciais, 36,8% acreditam que os tribunais favorecem e 16,9% não sabiam responder. Ou seja, 56% dos que se posicionam tratam o STF e TSE como imparciais.

Novamente, as respostas são diferentes entre bolsonaristas, antibolsonaristas e não-alinhados. Há mais bolsonaristas que acreditam na imparcialidade do Judiciário do que antibolsonaristas que acreditam no favorecimento do STF e TSE a um candidato. Poucos bolsonaristas ficam indecisos ao responder a pergunta.

Não sabemos qual candidato é visto como beneficiado por quem acredita na parcialidade dos tribunais. Dado que grande parte do grupo se identifica como bolsonarista, é razoável supor que muitos acreditam que Bolsonaro tem sido prejudicado.

Entre os não-alinhados, novamente temos um cenário de empate técnico, mas o mais provável é que o maior grupo acredite que o STF e TSE favorecem um candidato.

A maioria dos brasileiros concorda com as ações do STF e TSE para retirar do ar conteúdos classificados como "fake news"

Cerca de 57,4% dos brasileiros concordam com as ações do STF e do TSE para limitar o impacto de, 28,2% discordam e 14,4% estão indecisos. Novamente, o discurso bolsonarista sobre o assunto parece estar desalinhado com o do brasileiro médio.

Entre antibolsonaristas, 86,4% concordam com as ações do TSE neste assunto e 6,7% discordam. Ou seja, a grande maioria tem opinião formada. Os indecisos correspondem a 6,9% do antibolsonarista e um quinto dos outros dois grupos.

Mesmo entre bolsonaristas, o grupo dos que concordam é relevante: 26,4%, embora 55,1% discordem e considerem que se trata de um tipo de censura que cerceia a liberdade de expressão.

O discurso contrário ao Judiciário é perigoso para Jair Bolsonaro, pois não está alinhado com o do brasileiro médio. Para se reeleger, o presidente precisa de votos de brasileiros que discordam do que ele diz sobre esses assuntos.

Metodologia

A pesquisa AtlasIntel que identificou o grau de identificação com o bolsonarismo teve 862 respondentes de todo o país e foi realizada entre os dias 23 e 24 de outubro, com margem de erro de 3 p.p. para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada através do método de coleta próprio da AtlasIntel, com questionários via web e pós-estratificação da amostra.

Autor

Pedro Menezes

Categoria

AtlasIntel

Data de publicação

25 out 2022

Artigos relacionados