Pesquisa Atlas: Tarcísio tem imagem melhor que Lula e é visto como o nome para liderar a direita em 2026

O governador de São Paulo vem solidificando uma força capaz de suplantar a de Bolsonaro em um contexto em que a maioria da população apoia a inelegibilidade do ex-presidente

Categoria

Aprovação de governo

Data de publicação

05 jul 2023

Autor

Yuri Sanches

Em meio a especulações sobre possíveis chapas para disputar a presidência nas eleições de 2026, tendo em vista a idade avançada de Lula e a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, a pesquisa Atlas divulgada hoje (05/07) mapeou quais nomes são, atualmente, considerados os melhores para liderar os campos políticos de Esquerda, Direita e Centro:

  • Na Esquerda, Lula é o melhor nome para 63%, seguido por Haddad, para 14%. 
  • No Centro, Simone Tebet seria preferível para 32%, seguida de longe por Alckmin, para apenas 8,4%. Para quase 40% dos entrevistados, o melhor nome para liderar uma candidatura de centro deveria ser outro (a) candidato (a).
  • Na Direita, destaca-se Tarcísio de Freitas, aparecendo como principal nome para 60%, seguido por Michele Bolsonaro, para apenas 18%.
Principais nomes para liderar o campo da esquerda em 2026
Principais nomes para liderar o campo da direita em 2026
Principais nomes para liderar o campo de centro em 2026

Imagem de Líderes Políticos

Em relação à imagem dos líderes políticos, Tarcísio de Freitas vem se firmando como um dos políticos mais populares, possuindo a maior aprovação (54%) e a menor rejeição (26%). Vale destacar o aumento da imagem positiva de Tarcísio entre janeiro e julho, que era de 39% e subiu para 54%. Isso faz com que o governador de São Paulo tenha um net positivo de 28 p.p. entre imagem positiva e negativa, o maior entre todos os líderes políticos medidos pela pesquisa. Lula vem em seguida, com uma imagem positiva para 51% e uma imagem negativa para 46% da população. Estes são os únicos políticos da pesquisa com uma visão positiva maior que negativa.

Por outro lado, Arthur Lira tem a maior rejeição disparada para 63% da população e apenas 15% de imagem positiva. Ciro Gomes e Sergio Moro possuem uma imagem negativa para a maioria da população, respectivamente, 54% e 52%.

Inelegibilidade de Jair Bolsonaro

A maioria da população (52%) concorda com a decisão do TSE que deixou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível, enquanto 45% discordam. Os níveis de discordância se mostraram maiores entre os evangélicos (76%), homens (54%) e aqueles com renda acima de R$ 5 mil (56%). As demografias que mais concordaram com a decisão foram as mulheres (58%), os mais jovens (64%), na região Nordeste (70%) e católicos (57%).

Imagem dos Ministros do Supremo Tribunal Federal

Avaliando a imagem dos ministros do Supremo Tribunal Federal, destaca-se a Ministra Cármen Lúcia com 49% de imagem positiva e 35% de imagem negativa, sendo a única Ministra do STF com avaliação positiva maior que negativa. O ministro Alexandre de Moraes possui a imagem mais polarizada, com 47% de imagem positiva e negativa. Entre os ministros com menor avaliação positiva vêm Nunes Marques e André Mendonça, ambos com apenas 16% de aprovação e altos índices de desconhecimento, com níveis parecidos com os de Cristiano Zanin, recém integrado à Corte.

Metodologia

Os dados foram coletados via web com a metodologia proprietária RDR da AtlasIntel, entre os dias 02 e 04/07/2023, com participação de 3.222 respondentes. A margem de erro é de ± 2p.p. com um nível de confiança de 95%.

Autor

Yuri Sanches

Categoria

Aprovação de governo

Data de publicação

05 jul 2023

Artigos relacionados