Pesquisa Atlas: 62% consideram o desempenho de Lula melhor ou igual ao esperado

Relações internacionais, direitos humanos e meio ambiente são as áreas do governo com maior aprovação; segurança e carga tributária são as pior avaliadas

Categoria

Aprovação de governo

Data de publicação

05 jul 2023

Autor

Yuri Sanches

A pesquisa Atlas de julho de 2023 traz novas tendências na política nacional, paralelamente à evolução da opinião pública.

A aprovação do Presidente Lula registrou um leve crescimento de 50% para 53% no período entre as pesquisas de abril e julho. A avaliação do governo, por sua vez, se manteve estável com 44% considerando ótimo/bom, 40% ruim/péssimo e um aumento na avaliação como regular, de 11% para 16%. 

Em relação às expectativas iniciais sobre o governo, 62% consideram o desempenho melhor ou igual ao que esperavam. Por outro lado, 36% consideram o governo Lula pior do esperado.

A parcela dos que consideram o desempenho igual ao esperado tem uma inclinação mais positiva que negativa: 44% daqueles que aprovam a performance de Lula e 40% dos que avaliam o governo como ótimo ou bom dizem que o desempenho do governo está igual às expectativas que tinham antes do início do mandato.

Avaliação de Governo por Áreas Temáticas

O desempenho do governo Lula tem sua maior aprovação nas áreas de Relações Internacionais, Direitos Humanos e Igualdade Racial e Meio Ambiente. Essas três áreas são as únicas em que há um saldo positivo entre a parcela da população que avalia o desempenho como ótimo/bom ou ruim/péssimo.

Por outro lado, Segurança Pública e Facilidades para negócios/Carga tributária foram as áreas com os maiores níveis de avaliações negativas, com quase 60% considerando o desempenho ruim/péssimo. Com a previsão de votação da reforma tributária no Congresso nos próximos dias, será possível observar como a comunicação do governo sobre o tema impactará a percepção pública.

As demais áreas sob responsabilidade do governo ainda possuem avaliações negativas maiores que as positivas.

Metodologia

Os dados foram coletados via web com a metodologia proprietária RDR da AtlasIntel, entre os dias 02 e 04/07/2023, com participação de 3.222 respondentes. A margem de erro é de ± 2p.p. com um nível de confiança de 95%.

Autor

Yuri Sanches

Categoria

Aprovação de governo

Data de publicação

05 jul 2023

Artigos relacionados