Na reta final, Lula e Bolsonaro travam duelo no Sudeste

Faltando apenas seis dias para a votação, as campanhas presidenciais miram suas artilharias e focam seus últimos atos em MG, RJ e SP.

Categoria

Central Eleitoral

Data de publicação

24 out 2022

Autor

Central Eleitoral

A campanha presidencial entrou na reta final. No próximo domingo (30/10), os eleitores de todo o Brasil, estarão indo às urnas para escolher o próximo ocupante do Palácio do Planalto. Com isso, as campanhas de Lula e Bolsonaro ligaram o “modo turbo” e vão a procura dos últimos votos.

As duas campanhas escolheram focar suas últimas artilharias no Sudeste, que pode ser decisivo no resultado da eleição.

Lula troca o Norte pelo Sudeste e conta a ajuda de Simone Tebet e Marina Silva

A campanha do PT estava planejando realizar um ato em Manaus, no Amazonas, para marcar o primeiro evento de campanha entre Lula e Tebet, mas teve que mudar os planos, por conta do acirramento no Sudeste. Depois de uma jornada pelo Nordeste, o ex-presidente decidiu focar nos estados do Sudeste, levando consigo os principais nomes de sua frente ampla.

Sua primeira parada foi no Rio de Janeiro, onde caminhou ao lado do prefeito Eduardo Paes, que tem coordenado a campanha petista no estado. Em seguida, Lula viajou para Minas Gerais. Para o reduto mineiro, o ex-presidente levou Simone Tebet e Marina Silva, que utilizaram o momento para relembrar o evento de Bolsonaro com as meninas venezuelanas.

Bolsonaro conta com o apoio de aliados, que já foram eleitos no 1º turno

Bolsonaro sempre manteve sua artilharia voltada aos estados do Sudeste. Assim que terminou o 1º turno, o presidente correu para formalizar alianças com Romeu Zema (NOVO), governador reeleito de Minas Gerais, e Cláudio Castro (PL), governador reeleito do Rio de Janeiro. Além disso, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), correu para formalizar seu “apoio incondicional” ao candidato à reeleição.

No início do 2º turno, a campanha bolsonarista até tentou angariar mais votos no Nordeste, mas viu a campanha petista avançar com força por lá, e desistiu de gastar muito tempo na região. O que seria usado no Nordeste, e voltou para o Sudeste.

Além dos governadores já reeleitos, ou derrotado, como no caso de Rodrigo Garcia, o presidente Bolsonaro está contando com o apoio de sua esposa, Michelle Bolsonaro, e de Damares Alves, senadora eleita pelo DF. As duas estão percorrendo inúmeros templos na tentativa de receber mais apoios, principalmente no campo evangélico, para o campo bolsonarista.

Bolsonaro e Lula focam sua última semana no Sudeste

Enquanto seus aliados estão focados em outras regiões, Lula e Bolsonaro passarão os últimos dias da campanha focando nos estados do Sudeste. Ambas as campanhas vão em busca dos votos dos indecisos e, algumas vezes, tentam avançar no terreno do adversário.

Lula focará seus últimos dias em São Paulo. Hoje (24), ele participará de um ato ao lado de Henrique Meirelles, na PUC, em São Paulo. Na quarta-feira (26), a campanha petista prepara um grande comício de encerramento, que deve contar com discursos de Simone Tebet e Marina Silva, principais apoios de Lula no Sudeste. O ex-presidente não terá atos na quinta (27) e sexta (28), onde irá se preparar para o último debate presidencial, na TV Globo, na sexta.

Bolsonaro, por sua vez, não deve ter descanso essa semana. Ele realizará atos de campanha em Minas Gerais e no interior de São Paulo. Antes disso, na terça-feira (25), o presidente fará uma parada na Bahia, onde visitará polos industriais. Na sexta-feira, ele pousará no Rio de Janeiro, onde participará do debate na TV Globo.

Autor

Central Eleitoral

Categoria

Central Eleitoral

Data de publicação

24 out 2022

Artigos relacionados