Lula vencerá no 1º turno? Confira o que dizem as últimas pesquisas, antes do início da votação no Brasil

Os últimos levantamentos mostram que existe uma incerteza na possibilidade da vitória, em primeiro turno, do ex-presidente Lula (PT)

Categoria

Central Eleitoral

Data de publicação

02 out 2022

Autor

Central Eleitoral

Faltando poucas horas para o início da votação no Brasil, os principais institutos de pesquisa do país divulgaram seus últimos levantamentos da corrida presidencial. E o que será que os últimos números falam sobre a disputa? É o que vamos analisar a partir de agora:

DATAFOLHA: A última pesquisa mostra que a vitória de Lula no primeiro turno é incerta. O ex-presidente aparece com 50% dos votos válidos, isso quer dizer que, dentro da margem de erro, ele pode ter entre 52% a 48%, por tanto, Lula pode ou não encerrar a disputa no primeiro turno. Na última pesquisa do DataFolha, a surpresa é Simone Tebet (MDB), com 6%, que ultrapassou Ciro Gomes (PDT), com 5%, e aparece em terceiro lugar.

IPEC: O levantamento do IPEC mostra Lula com 51% dos votos válidos, mas não consegue afirmar sua vitória no primeiro turno. Quando a margem de erro é considerada, Lula pode chegar a ter 49%, levando a disputa presidencial para um segundo turno. A pesquisa IPEC também mostra que Simone Tebet e Ciro Gomes empatam numericamente, mostrando um "crescimento" da candidata do MDB.

ATLAS INTEL: Em sua última pesquisa, antes do primeiro turno, o instituto ATLAS mostra Lula (50,3%) vencendo, dentro da margem de erro, por muito pouco. Na semana passada, o instituto mostrou que os votos estavam se concentrando nos principais líderes da disputa presidencial: Lula e Bolsonaro. Agora, no último levantamento antes do início da votação, o ex-presidente Lula tem chances de vencer a disputa na primeira rodada segundo o instituto ATLAS.

QUAEST: Tudo pode acontecer! É o que a última pesquisa Quaest apresenta. O ex-presidente Lula oscilou negativamente, de 46% para 44%, nos votos totais. Com isso, Lula aparece com 49% dos válidos, tornando a vitória no primeiro turno em uma incerteza. Os resultados do levantamento da QUAEST foram os últimos a serem divulgados na véspera da eleição (01/10).

Autor

Central Eleitoral

Categoria

Central Eleitoral

Data de publicação

02 out 2022

Artigos relacionados