IPEC: Faltando 6 dias, Lula aparece 7 pontos à frente de Bolsonaro

O levantamento de hoje (24) mostra que nada se mexeu nos números de Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Nos votos válidos, o petista aparece à frente por 8 pontos.

Categoria

Central Eleitoral

Data de publicação

24 out 2022

Autor

Central Eleitoral

A nova pesquisa IPEC, contratada pela TV Globo, divulgada hoje (24) mostra que Lula e Bolsonaro se mantém com o mesmo número da semana passada. O ex-presidente Lula (PT) aparece com 50% dos votos totais, contra 43% do presidente Bolsonaro (PL). Os indecisos somam 2% e os eleitores que declaram voto branco ou nulo são 5%.

Em relação aos votos válidos, Lula aparece com 54% e Bolsonaro com 46%. Nada mexeu nos números, tudo se mantém igual ao resultado divulgado na semana passada.

A rejeição aos candidato sem mantém na estabilidade. O presidente Bolsonaro (PL) passou de 46% para 47%, oscilando positivamente, enquanto Lula (PT) se mantém com 41%.

Onde Lula e Bolsonaro vão melhor?

O ex-presidente Lula (PT) tem seu melhor desempenho entre os eleitores do Nordeste (67%), com renda até 1 salário (63%), católicos (56%), pretos/pardos (56%) e entre quem recebe Auxílio Brasil (46%).

Já o presidente Bolsonaro tem seus melhores números entre os eleitores do Sul (53%), com renda maior de 5 salários (59%), evangélicos (60%), com ensino superior (50%), brancos (49%) e entre quem não recebe Auxílio Brasil (46%).

Metodologia

O IPEC ouviu 3.008 eleitores, em 184 municípios, entre 22 e 24 de outubro. A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos, seja para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-06043/2022.

Além da exigência do prévio registro, os veículos que divulgarão as pesquisas, sejam elas atuais ou não, deverão informar, necessariamente, o período em que foram coletados os dados, a margem de erro, o número de entrevistas, o nome de quem a contratou e o da entidade ou empresa que a realizou e o número dado à pesquisa pelo juízo eleitoral.

Se não forem declinadas tais informações, ainda que o registro esteja perfeito, estarão os responsáveis pela publicação cometendo também o crime definido no art. 33, 2º da Lei nº 9504/97.

Autor

Central Eleitoral

Categoria

Central Eleitoral

Data de publicação

24 out 2022

Artigos relacionados