Atlas: maioria rejeita Roberto Jefferson e concorda com prisão

A maioria dos brasileiros tem uma imagem negativa de Roberto Jefferson e considera que a prisão foi justa. Em geral, bolsonaristas divergem do resto da população, são mais simpáticos ao líder do PTB e mais críticos em relação ao STF.

Categoria

AtlasIntel

Data de publicação

24 out 2022

Autor

Yuri Sanches e Pedro Menezes

Ontem, agentes da Polícia Federal foram à casa de Roberto Jefferson para cumprir uma ordem de prisão expedida pelo STF. O líder do PTB estava em prisão domiciliar e iria para o regime fechado após descumprir ordens do Judiciário que restringiam sua atuação em redes sociais. No dia anterior, Jefferson gravou um vídeo chamando a ministra Carmen Lúcia de "prostituta" e "arrombada".

O que a população pensa sobre o caso? Qual a opinião do brasileiro médio sobre a suposta "Ditadura do Judiciário"? O brasileiro concorda com a atuação do STF e TSE durante as eleições? Essas foram algumas das perguntas feitas pela AtlasIntel em uma pesquisa recente.

Os resultados trazem péssimas notícias para o bolsonarismo. Apesar do presidente ter negado qualquer relação com Roberto Jefferson, bolsonaristas são muito mais simpáticos a ele do que a média da população.

Roberto Jefferson é extremamente impopular

Nada menos do que 66,7% da população tem uma imagem negativa sobre Roberto Jefferson, enquanto 3,8% tem uma imagem positiva. Para cada brasileiro que tem uma imagem positiva dele, há cerca de 17,5 brasileiros com uma imagem negativa - obviamente, não existe "meio brasileiro", mas a razão é interessante para analisar os resultados.

Você tem uma imagem positiva ou negativa sobre Roberto Jefferson?

A pesquisa dividiu os brasileiros em 3 grupos: os que se identificam como bolsonaristas, antibolsonaristas e os que não se identificam com nenhum dos dois rótulos. Em todas as respostas, os bolsonaristas tendem a ser mais simpáticos a Roberto Jefferson do que a população geral, mas o assunto está longe de ser unanimidade.

Para cada bolsonarista que tem uma imagem positiva dele, há 3,5 brasileiros com uma imagem negativa - apesar da rejeição ser maioria no grupo, a divergência é bastante relevante. O número contrasta com os resultados entre a população geral.

Na sua opinião, a decisão do STF de prender Roberto Jefferson é justa ou injusta?

Consequentemente, há uma maioria sólida de 60% dos respondentes acreditam que sua prisão foi justa. Apenas 14% consideram a prisão injusta e são 24% aqueles que não souberam opinar.

A resistência armada do ex-deputado, que atacou agentes da PF com um fuzil e granadas de efeito moral, também recebe grande repúdio. São 64% os que a veem como injustificada e apenas 16% os que veem algum tipo de justificativa para a ação armada de Roberto Jefferson.

Novamente, a porcentagem de antibolsonaristas que se opõe à prisão tende a zero. Por outro lado, há mais bolsonaristas que consideram a prisão injusta do que o contrário.

Na sua opinião, a resistência do Roberto Jefferson, que atirou em agentes da Polícia Federal enquanto estavam tentando aplicar o mandado de prisão, foi justificada ou injustificada?

Mesmo entre bolsonaristas, a resposta mais comum considera que a ação de Roberto Jefferson foi injustificada.

Na sua opinião, o incidente envolvendo Roberto Jefferson terá algum impacto sobre a corrida eleitoral?

Faltando menos de uma semana para a eleição, a pesquisa Atlas perguntou se o episódio afetaria o resultado nas urnas. Há um empate claro entre aqueles que acreditam que a corrida vai ser afetada e os que não acreditam: 39% para cada lado, com 22% não sabendo opinar.

A maioria dos antibolsonaristas acha que o caso impactará a eleição, enquanto os bolsonaristas pensam o contrário. É provável que o famoso viés de confirmação explique a diferença: seres humanos tem tendem a interpretar as evidências de modo que elas confirmem as próprias crenças.

Caso Roberto Jefferson seja condenado por conta das lesões corporais sofridas por agentes da Polícia Federal, você estaria a favor de um indulto presidencial colocando ele em liberdade?

Também foi perguntado sobre se Roberto Jefferson mereceria um indulto presidencial por parte do presidente Jair Bolsonaro, tal qual o que Daniel Silveira recebeu. Novamente, 60% dos respondentes são contrários à medida e apenas 12% acham que seria, sim, merecido.

Dentre os que bolsonaristas que se posicionam sobre um eventual indulto, há praticamente uma divisão, com leve vantagem para os que apoiam o perdão de Roberto Jefferson.

Quem é o principal responsável pelas lesões sofridas ontem pelos policiais federais que buscaram exercer a ordem de prisão do Roberto Jefferson?

Roberto Jefferson foi considerado por 52% o principal culpado pelas lesões que os policiais federais sofreram, após serem recebidos a tiros pelo ex-deputado. Por outro lado, 18% enxergaram culpa do STF, por supostamente tentar calá-lo. Há ainda uma parcela de 2% que culpam a própria Polícia Federal pelas lesões de seus próprios agentes, por supostamente não ter adotado providências adequadas durante a ação.

Praticamente não há brasileiros que considerem a Polícia Federal como maior responsável pelo ocorrido, mas um contingente relevante culpa o STF. Aproximadamente 38% dos bolsonaristas considera que o STF é o maior responsável pelas lesões sofridas pelos policiais, percentual significativamente maior do que os que culpam o próprio Roberto Jefferson.

Metodologia

A pesquisa AtlasIntel teve 862 respondentes de todo o país e foi realizada entre os dias 23 e 24 de outubro, com margem de erro de 3 p.p. para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada através do método de coleta próprio da AtlasIntel, com questionários via web e pós-estratificação da amostra.

Autor

Yuri Sanches e Pedro Menezes

Categoria

AtlasIntel

Data de publicação

24 out 2022

Artigos relacionados