Você pode decidir a eleição

Categoria

Eleições Legislativas

Data de publicação

30 set 2022

Autor

Pedro Menezes

"Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, desde que foram anunciados os resultados das últimas eleições, tenho recebido centenas de telefonemas e cartas de amigos inconformados. Estão-me sensibilizando a solidariedade e as demonstrações de companheiros de diferentes partidos. Relutei muito em falar sobre o assunto, por um constrangimento natural."

Deputado Federal Álvaro Valle (PL-RJ) - 17/11/1998

Talvez você esteja se perguntando o que gerou tanta comoção nos colegas do deputado Álvaro Valle. Por que ele estava tão constrangido? O motivo é simples: ele perdeu por um voto.

Não é tão incomum quanto parece. Naquela mesma eleição de 1998, um candidato a deputado estadual pelo Acre também perdeu por um voto e outro candidato da mesma coligação perdeu por 20 votos. Em 2014, o mesmo aconteceu com uma candidata em Roraima. Na última eleição, em 2018, um candidato a deputado estadual perdeu por 2 votos em Sergipe.

Esses casos são mais frequentes em estado pequenos, mas também ocorrem em estados grandes. Em 2014, um candidato a deputado do PCdoB gaúcho perdeu a eleição por 3 votos. Em 2018, a deputada federal Júlia Marinho, do Pará, não foi reeleita por 12 votos.

Muita gente pensa em disputas majoritárias e conclui que não é capaz de decidir uma eleição. Nas proporcionais, a história é bem diferente. Em todas as eleições para deputado, em todos os estados, candidatos perdem por algumas dezenas ou poucas centenas de votos. É a regra.

Um bom cabo eleitoral pode fazer a diferença. Mesmo que você tenha poucos amigos, é possível fazer memes, editar vídeos, escrever um tuíte ou textão. Um conteúdo nas redes pode chegar a centenas de milhares de pessoas, talvez milhões. Não faltam opções de engajamento para um cidadão do século 21.

Numa pesquisa recente do Datafolha, 69% dos entrevistado não sabiam em quem votariam para deputado. Ou seja, é mais fácil virar voto.

Tendo isso em mente, é difícil entender por que tanta gente se engaja apenas na defesa de um candidato majoritário, mas ignora as eleições proporcionais. Um bom deputado faz a diferença na vida das pessoas, assim como um bom cabo eleitoral faz a diferença para eleger um deputado.

Autor

Pedro Menezes

Categoria

Eleições Legislativas

Data de publicação

30 set 2022

Artigos relacionados