Metodologia PollsterGraph

O número de pesquisas eleitorais disponíveis ao público tem crescido em todo mundo, mas o acesso a muita informação não garante a boa informação. É preciso criar boas ferramentas para que uma coisa se transforme na outra. No PollsterGraph, você vai encontrar algumas dessas ferramentas e um firme compromisso com três valores fundamentais: correção factual, transparência e profundidade analítica.

Como funciona o ranking?

Os institutos de pesquisa são ranqueados de acordo com o desempenho em eleições anteriores. O índice de desempenho é uma média simples entre:

  • Desempenho objetivo (0-100): desempenho de um instituto em relação ao resultado final de cada eleição que ele participou. Disputas mais fáceis – ou seja, com erro médio menor – são penalizadas, justamente porque de maneira objetiva era mais fácil para cada instituto acertar. Isso é geralmente o caso de corridas com muitas pesquisas, quando institutos menos renomados podem com mais facilidade observar a média de outras pesquisas e cair em linha. O score (0-100) de desempenho objetivo é calculado a partir da seguinte fórmula:
  • Desempenho comparativo (0-100): desempenho de um instituto em relação ao desempenho dos outros que produziram pesquisas na mesma eleição. Esse indicador destaca de maneira positiva os insititutos que chegaram mais próximo do resultado em relação aos seus competidores. O score (0-100) de desempenho comparativo é calculado a partir da seguinte fórmula:

Além de visualizar o ranking de institutos, também é possível acessar um perfil de cada instituto, consultando o desempenho dele em eleições anteriores, eleição por eleição e pesquisa por pesquisa.

Como funciona o agregador?

O agregador do PollsterGraph reúne o resultado de diversas pesquisas eleitorais num lugar só. Nele, você pode se informar sobre os últimos números publicados e resumir vários resultados em uma média ponderada. O grupo de institutos inclusos na média pode ser selecionado livremente pelo usuário. Na ponderação, três critérios são levados em conta.

  • Qualidade [50%]. Pesquisas de institutos com qualidade comprovada em ciclos anteriores tem um peso maior do que as pesquisas de institutos sem trajetória comprovada ou dos institutos cuja trajetória tem sido inferior. O peso por qualidade tem a seguinte fórmula:
  • Tempo [25%]. Pesquisas mais recentes tem um peso maior do que pesquisas mais antigas. São consideradas apenas as pesquisas divulgadas nos últimos 30 dias, seguinte a fórmula:
  • Tamanho amostral [25%]: Pesquisas com tamanho amostral maior possuem uma margem de erro menor e por conta disso tem um peso maior na agregação, de acordo com a seguinte fórmula:

Quem desenvolveu essa metodologia?

O agregador e o ranking PollsterGraph foram desenvolvidos pela AtlasIntel, uma das empresas avaliadas e que aparece em destaque nas avaliações.

Conflitos de interesse são inerentes no contexto da análise pública da qualidade das pesquisas. As pesquisas Datafolha e Ipec mantém um quase monopólio sobre a divulgação em vários veículos de mídia, principalmente veículos que fazem partes dos mesmos conglomerados empresariais. A abordagem do PollsterGraph para lidar com este desafio é a transparência do método. A metodologia do PollsterGraph é pública, segue padrões do setor e todos os cálculos são facilmente verificáveis.

A boa avaliação da AtlasIntel no PollsterGraph aparecerá inevitavelmente em qualquer ranqueamento baseado em critérios objetivos, baseados em indicadores de desempenho em ciclos eleitorais anteriores.

Como é feita a coleta e atualização das pesquisas?

PollsterGraph conta com uma parceria com o Pindograma, atualmente o mais completo repositório de pesquisas de opinião do Brasil, que realiza diariamente uma atualização com os novos estudos sendo divulgados a partir de uma infraestrutura complexa de busca e categorização. Pindograma também disponibiliza seu próprio agregador e ranqueamento de institutos, a partir de uma metodológia distinta mas muito bem fundamentada.

Como funciona a área de artigos?

A área de artigos é gerida por um editor convidado pela AtlasIntel e o conteúdo não passa por moderação interna. Esta é uma forma de garantir a independência das análises, especialmente quando estas fazem avaliações críticas sobre o desempenho de institutos de pesquisa.

Temos o compromisso de corrigir todo erro factual ou ambiguidade que induza o leitor a erro. Estamos abertos ao envio de textos críticos ou em resposta a outros publicados no mesmo espaço, desde que esses textos prezem pelos valores expressos no preâmbulo da página.